Vinho x cerveja: qual é o melhor para a saúde?
O vinho e a cerveja são duas das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo. Justamente por ter vários adoradores, é fácil encontrar quem tente classificar qual é a melhor em todos os quesitos, inclusive no que se refere à saúde.
Mas, cientificamente falando, diversas pesquisas realizadas nos últimos anos comprovaram que ambas as bebidas apresentam semelhantes e diferenças relevantes quando se pensa nos impactos que causam no organismo.
Conheça aqui quais são essas semelhantes e diferenças, e saiba se o vinho ou a cerveja é melhor para a saúde!
• Poder engordativo
Embora muito se fale da famosa ‘barriga de cerveja / chopp’, toda bebida alcoólica engorda, pois o álcool é uma substância com alta concentração de caloria e açúcares, responsáveis por dar sabor ao líquido.
Na prática, ambas as bebidas engordam, mas o vinho leva vantagem, pois uma dose da bebida tem menos caloria do que uma de cerveja. Mas, se o consumo for moderado, o risco de acumular quilos extras, sobretudo em curto prazo, é nulo.
• Pior ressaca
Não existem pesquisas que comprovem qual bebida provoca a pior ressaca, que causa aquela dor de cabeça insuportavelmente latejante e constante enjoo após abusar do álcool.
Curiosamente, pesquisadores notaram que ambas as bebidas, inclusive seus diferentes tipos, atuam de forma semelhante no organismo, sendo difícil afirmar com precisão qual causa a pior ressaca.
• A melhor à saúde
É cientificamente provado que o vinho, na versão tinta, é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes que proporcionam benefícios únicos ao organismo, como o rejuvenescimento da pele e diminuição do risco de contrair inflamações, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.
A cerveja também apresenta polifenóis, porém em menor quantidade, mais comparável a de um vinho branco. Por isso, quando o assunto é saúde, o vinho tinto sai na frente e tem grande vantagem.