Verão: como gelar mais rápido a sua cerveja?
No verão, nada melhor do que reunir a família ou amigos para botar o papo em dia e tomar uma cerveja. Até aí tudo certo, o problema acontece quando alguém percebe que as bebidas estão em temperatura ambiente ou, pior, quentes.
E todo mundo sabe: é imprescindível que a cerveja esteja bem gelada, mas como agilizar esse processo? Confira dicas e as utilize sempre que passar por uma situação como essa!
Técnica do sal, álcool e gelo
Essa é, provavelmente, uma das técnicas mais rápidas para gelar sua cerveja, principalmente se for em lata, uma vez que o alumínio é um material que possui melhor condução de calor.
A técnica é simples: em um recipiente, coloque bastante gelo, meio quilo de sal e meio litro de álcool. Tem de ser o líquido, já que com a versão em gel o truque não funcionará.
Deixe as cervejas nessa mistura por cerca de três minutos, certificando-se de que todas as embalagens estão totalmente imersas no gelo. Passado esse tempo, a bebida já pode ser consumida.
Essa técnica é bastante eficaz, porque ela abaixa o ponto de fusão da água, mantendo-o inferior a zero, o que acaba por acelerar a troca de calor, deixando a bebida gelada rapidamente.
Técnica do papel molhado
Molhe duas folhas de papel toalha e as enrole na lata ou garrafa de cerveja, colocando-as, em seguida, no freezer. O segredo está em não deixar o papel pingando, mas sim somente úmido.
Caso não tenha papel toalha em casa, não precisa desanimar e desistir: ele pode ser substituído por um pano de prato. Neste caso, escolha um com tecido mais fino, para facilitar a troca de calor.
Essa dica funciona porque a água auxilia na condução térmica. O papel toalha ou pano de prato congelará com facilidade e roubará o calor da lata ou garrafa de cerveja, tornando-a gelada de forma mais rápida.
Vale lembrar que em ambas as técnicas é importante tomar cuidado e não se esquecer da bebida no freezer ou imersa na mistura de álcool, gelo e sal, para não correr o risco de congelá-la ou resfriá-la demais.