Qual o teor alcóolico do chopp?
Quem consome regularmente chopp costuma ter uma dúvida: qual é o teor alcóolico da bebida? Neste post, desvendamos esse mistério e também falamos mais sobre a formação e importância do álcool no chopp. Confira!
Teor alcóolico do chopp
Curiosamente, o teor alcóolico do chopp varia entre diferentes fabricantes e tipos da bebida. Mas, de maneira geral um chopp Pilsen (que é o mais consumido no Brasil), tem teor alcóolico que varia de 4% a 6%.
Em contraposição, um chopp de vinho costuma ter teor alcóolico por volta de 5% a 7% e isso se justifica porque é um tipo de bebida que possui maior quantidade de açúcar em sua composição.
Como o álcool é formado no chopp?
Há quem pense que o álcool é adicionado ao chopp durante seu processo de fabricação. É justamente aí que muitos se enganam: essa substância é naturalmente formada durante o processo de fermentação do chopp.
Funciona da seguinte forma: durante a produção do chopp há a etapa de cozimento do malte de cevada ou qualquer outro grão utilizado. Esse grão tem amido em sua composição, que é quebrado em partículas menores chamadas de açúcares fermentáveis.
Então, leveduras (fermentos) são inseridas no processo produtivo, levando à transformação natural desses açúcares fermentáveis em álcool e demais compostos químicos, como o gás carbônico (CO2).
Quanto mais ingredientes forem adicionados na etapa de fabricação, mais açúcares fermentáveis a bebida terá e mais álcool será produzido. É por isso que chopps mais consistentes, robustos e complexos costumam ter teor alcóolico mais elevado do que a versão clara da bebida, por exemplo.
No entanto, é importante esclarecer que isso não é uma regra, uma vez que há chopp com bastante açúcar e teor alcóolico baixo. Isso acontece por conta do tempo de fermentação da bebida. Quanto mais tempo ficar fermentando, maior será a quantidade de álcool.
Logo, o teor alcoólico da bebida é definido pela quantidade de açúcares fermentáveis em sua composição e também pelo tempo em que fica na etapa de fermentação, que é uma das mais importantes de toda a produção do chopp.
Qual a importância do álcool no chopp?
O álcool não é um mero produto do processo de fermentação, ele desempenha papéis importantes para proporcionar uma experiência gustativa diferenciada. É a partir dele que são formados os ésteres, ou seja, os “perfumes” do chopp.
Além disso, a substância também eleva a sensibilidade a sabores e aromas, tornando-os perceptíveis facilmente. Por isso, sem o álcool a experiência de degustação seria um pouco mais complexa, sem conseguir identificar características da bebida rapidamente.
Comprar chopp em Curitiba
Quer comprar chopp em Curitiba de alta qualidade e com excelente custo? Neste caso, aproveite para pedir a bebida no delivery Peg Chopp e recebê-la onde quiser, com total praticidade no processo de aquisição e entrega.
Dá para comprar chopp e investir no aluguel de chopeira Curitiba, passando a ter o equipamento ideal para tirar e servir a bebida de maneira correta, para degustá-la de forma adequada e ter uma experiência diferenciada. Aproveite!