Qual o mais calórico: cerveja ou chopp?

 em Blog, Curiosidades

Você certamente já deve escutado a famosa frase “barriga de chopp” ou “barriga de cerveja”. Ela é comum porque há quem acredite que ambas as bebidas podem levar ao ganho de peso.

Mas, afinal, será que isso realmente ocorre? E qual seria a bebida mais calórica, a cerveja ou o chopp? A seguir, desvendamos essas questões. Confira e saiba em qual investir se sua intenção for emagrecer ou manter o peso.

calorias entre cerveja e chopp

Qual a caloria da cerveja e do chopp?

Assim como qualquer bebida, com exceção da água, cerveja e chopp possuem uma quantidade específica de calorias. Quem está tentando perder ou manter o peso normalmente procura saber qual seria a que oferece maior risco de engordar.

Curiosamente, a quantidade de caloria da cerveja ou chopp varia entre as marcas e há uma explicação simples para isso: os produtos utilizados na fabricação da bebida podem apresentar valor calórico diferente.

Por exemplo, um chopp claro pode ter menos calorias do que um chopp de vinho, que recebeu a adição de uva em sua produção. Por isso, a melhor maneira de saber a quantidade exata de calorias é verificar a embalagem e rótulo da bebida.

No entanto, é possível estabelecer um número aproximado de calorias das duas bebidas. De modo geral, um copo de 300ml de cerveja clara ou de chopp Pilsen tem entre 100 a 120 calorias.

Para comparação com outras bebidas, apenas 100ml de vinho ou espumante tem aproximadamente de 80 a 100 calorias. A mesma quantidade de vodca, gim e whisky, por exemplo, tem 295 calorias.

 

Cerveja e chopp realmente engordam?

De modo geral, o consumo em baixas quantidades de cerveja ou chopp não engorda, porque ambas as bebidas possuem poucas calorias. O que engorda é o consumo em excesso, que também pode provocar outros problemas de saúde.

O grande problema é que o consumo da cerveja e do chopp normalmente não é baixo, já que nem todo mundo se contenta com uma dose. Por exemplo, há quem consiga tomar de três a cinco copos de 300ml da bebida, chegando a consumir entre 300 a 360 calorias num só dia, o que pode comprometer uma dieta.

Portanto, se seu objetivo for emagrecer ou manter o peso, mas não consegue abrir mão de tomar uma cerveja ou chopp de vez em quando, dê preferência para alternativas de baixa caloria (verifique o rótulo, sempre) e consuma pouco, o suficiente para matar sua vontade.

 

Cerveja x chopp: qual escolher?

Como a ingestão calórica de ambas as alternativas é semelhante, você pode escolher a bebida que mais gosta, mas tome cuidado para não exagerar na dose. Tenha sempre em mente que quanto maior o consumo, mais elevada é a ingestão de calorias.

Outra característica importante é que bebidas alcoólicas são fontes vazias de caloria, ou seja, normalmente não acrescentam benefício ao organismo, já que não apresentam quantidade significativa de nutrientes. Mas, fazendo um consumo regrado não há problemas!

Você pode escolher entre prar barril de chopp, caso a bebida seja servida para várias pessoas, ou investir em pequenos kits para ter cerveja e chopp em casa sempre que quiser!

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora