Origem do Chopp: descubra a história por trás dessa deliciosa bebida!

 em Blog

O chopp é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Mas, o que poucos sabem é que ele existe há muito tempo, mais de 5 mil anos especificamente, quando foram encontrados seus primeiros vestígios na civilização egípcia.

Nessa época da história do chopp, as mulheres tomavam essa bebida porque acreditam que ela tinha poderes especiais, como o de rejuvenescimento. Além disso, o chopp era utilizado como forma de pagamento de trabalhadores.

Curiosamente, a versão egípcia da bebida era bastante rudimentar, com sabor forte e cor escurecida, bem diferente de como é conhecida atualmente. Essas características do chopp só mudaram na Idade Média, quando ele passou a ser fabricado por monges em mosteiros.

Os monges foram os responsáveis por acrescentar outras matérias-primas à produção da bebida, dando a ela o sabor e aroma característicos que o chopp possui nos dias atuais.

A origem do Chopp que tomamos hoje

No entanto, o grande marco na origem do chopp como é conhecido hoje está no ano de 1939, quando a técnica de baixa fermentação foi descoberta pelos cervejeiros da cidade de Pilsen, na República Tcheca. A partir de então, a bebida ganhou as características que possui hoje, como:

 

  • Cor amarela clara, em contraposição à tonalidade escura que a bebida tinha quanto foi criada;
  • Sabor e aroma mais suave, sem ter amargor acentuado, característica que era bastante comum na época que a bebida era fabricada pelos monges;
  • Colarinho mais marcante e cremoso, o que ajuda a preservar o aroma e sabor da bebida por mais tempo;
  • Ausência de pasteurização. Inclusive, o fato de o chopp não ser pasteurizado é sua principal diferença em comparação à cerveja. Por isso, o chopp tem menor validade.

 

Chopp no Brasil

Embora a bebida seja bastante antiga, ela só foi desembarcar no Brasil em 1808, quando a família real se mudou para cá e trouxe o chopp consigo. Anos depois, em 1836, a fabricação da bebida foi iniciada no país e se mantém até hoje em grandes produtoras.

 

Após ler esse texto você deve estar com água na boca para tomar aquele Chopp bem geladinho, não é mesmo?

 

Por isso, clique aqui e descubra a linha de Chopp Germânia que vai matar a sua vontade!

 

Você também poderá se interessar por…

>> Chopp Puro Malte: descubra o que é essa delícia

>> Growler: garantia de Chopp fresco onde quer que você esteja!

>> Por que Chopp com vinho é uma excelente pedida?

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora