O que é chopp Pilsen?

 em Blog, Cervejas, Chopp, Curiosidades

O chopp Pilsen é um dos mais consumidos, mas não é todo mundo que conhece essa bebida a fundo. Este é o seu caso? Então, continue a leitura para saber o que é um chopp Pilsen, quais são suas características, regras de harmonização, entre outros!

dois copos de chopp fazendo um brinde

Chopp Pilsen: o que é?

Trata-se de um chopp leve, com espuma cremosa e sabor agradável. A bebida é mais refrescante, por isso normalmente é consumida em dias amenos e de calor, embora isso não seja uma regra.

 

O que significa Pilsen?

Pilsen é um tipo de chopp / cerveja que tem origem na República Tcheca. A bebida foi criada pelo alemão Josef Groll no ano de 1842. Não demorou muito para que ganhasse fama, o que aconteceu principalmente na região da Boêmia e na Alemanha.

Curiosamente, para ser considerada Pilsen a bebida precisa seguir a Lei de Pureza Alemã, que diz que o chopp / cerveja só pode ser fabricado com quatro ingredientes, a água, o malte de cevada, o lúpulo e a levedura.

Ao comprar chopp, verifique se o rótulo da bebida traz adição de outros ingredientes. Se trouxer, não é um Pilsen original, porque não cumpre a Lei de Pureza.

 

Quais as características do chopp Pilsen?

O chopp Pilsen se caracterizada por ter tonalidade dourada, espuma cremosa e com boa consistência. Seu sabor e aroma são mais leves, o que significa que costuma agradar todos os paladares.

A bebida é bastante refrescante, o que a torna uma das preferidas em bares, restaurantes e eventos, sobretudo em dias com temperatura amena ou de verão.

 

Chopp Birrenta

 

Como o chopp Pilsen é produzido

O processo de produção do chopp Pilsen é semelhante ao da cerveja de mesmo nome, a diferença é que o chopp não passa pelo processo de pasteurização, que garante maior durabilidade.

É justamente por isso que o chopp tem prazo de validade reduzido em comparação à cerveja, tanto que depois de aberto deve ser consumo em poucos dias.

Mas, como é a produção do chopp Pilsen, especificamente? Depende de cada marca, mas o processo é semelhante. Veja, a seguir, quais são as etapas de fabricação do chopp Pilsen:

 

Moagem do malte

A primeira etapa é a de moagem do malte, o que possibilitará que seu amido seja dissolvido na água. Portanto, é um procedimento muito importante para conseguir produzir da bebida corretamente.

 

Maceração do malte

Após a moagem, ocorre a maceração do malte, com uso de água quente. É nesta etapa que o amido do malte é dissolvido, formando um açúcar muito importante na fase de fermentação.

 

Filtragem inicial

Então, acontece a filtragem do produto da maceração, o que gerará um líquido açucarado também conhecido como mosto. Esse líquido segue para esterilização, que é feita por meio da fervura.

 

Acréscimo do lúpulo

Ainda durante a esterilização e fervura do mosto há o acréscimo do lúpulo, que também é chamada de “tempero” da bebida. É o lúpulo que confere aroma e sabor específicos ao chopp, além de desempenhar o papel de um conservante natural.

 

Fermentação

Depois da esterilização e acréscimo do lúpulo, há o resfriamento do líquido, que entra na etapa de fermentação, que dura cerca de uma semana. Durante esses sete dias, o açúcar obtido na maceração do malte é transformado em gás carbônico e álcool.

Nessa etapa, também ocorre o acréscimo da levedura, que é responsável por aprimorar todo o processo de fermentação. Inclusive, existem algumas leveduras que produzem ésteres que dão um acabamento diferenciado para a bebida.

 

Filtragem final

Após a fermentação, o chopp é filtrado pela última vez para eliminar resquícios de matérias-primas utilizadas na fabricação da bebida, garantindo um resultado de alta qualidade.

 

Leia também >>> MALTE, CEVADA E LÚPULO: O QUE SÃO ESSES INGREDIENTES DAS CERVEJAS E CHOPPS?

 

Harmonizações com chopp Pilsen

canres na grelha churrasco

Agora que você já sabe o que é chopp Pilsen e como ele é fabricado, é importante conhecer como harmonizar essa bebida. Para quem nunca fez isso, há uma regra que ajuda: prefira combinar o chopp Pilsen com alimentos leves e não tão condimentados.

Caso esteja em dúvida com qual alimento parear a bebida, existem algumas opções que são à prova de erros. Veja, a seguir, quais são elas e invista nessas alternativas ao montar seu menu para ocasiões especiais:

 

Petiscos e entradas

O chopp Pilsen combina melhor com petiscos e entradas fritas, como coxinha, pastel, quibe, croquete, bolinho de bacalhau, queijos de sabor não tão marcante (parmesão e provolone, por exemplo). Também é uma ótima combinação com saladas leves.

 

Pratos principais

A bebida forma par perfeito com pratos que tenham peixes, frutos do mar, carnes e legumes grelhados, proteínas defumadas, entre outros alimentos. Outra opção é combinar o chopp Pilsen com feijoadas e cozidos. Nestes casos, a bebida ajuda a equilibrar e limpar o paladar.

 

Sobremesas

Caso sirva o chopp Pilsen puro malte, também dá para harmonizá-lo com sobremesas. Neste caso, é possível servir a bebida com chocolates, compotas, frutas, cheesecake de frutas vermelhas, entre outros doces.

 

Chopp Pilsen: em qual copo servir?

O copo em que servirá a bebida deve ser escolhido com cuidado! O motivo disso é simples: cada tipo de chopp exige um recipiente especial para manter suas características por mais tempo, o que possibilitará degustá-lo sem pressa.

Para o chopp Pilsen, especificamente, os copos mais recomendados são o pint, bem como o lager, que se caracteriza por ter boca levemente aberta e pé mais fino.

Antes de servir a bebida, tenha o cuidado de lavar corretamente o copo, para eliminar poeira e resquícios de produtos químicos como o detergente. Assim, evita-se interferência na degustação.

 

Comprar chopp Pilsen

Vai realizar um evento, uma pequena comemoração ou simplesmente quer ter chopp Pilsen em casa para degustar quando tiver vontade? Então, o ideal é comprar chopp via delivery!

Trata-se de uma alternativa segura e econômica, uma vez que o preço da loja física tende a ser um pouco maior do que online e não se gasta com estacionamento.

Via delivery dá para comprar barril de chopp Pilsen puro malte, além de alternativas como chopp claro, chopp de vinho, chopp escuro, entre outros, tudo de forma prática e rápida. Aproveite essa comodidade e garanta o seu!

 

Leia também:

>>> COMO SABER SE UM CHOPP É DE QUALIDADE?

>>> COMO PEDIR CHOPP EM CURITIBA?

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora