Malte, cevada e lúpulo: o que são esses ingredientes das cervejas e chopps?

 em Blog

Ao pesquisar sobre como a cerveja é feita e quais são as características do chopp é comum se deparar repetidamente com três palavras: malte, cevada e lúpulo.

Esses itens são ingredientes da cerveja e do chopp, sendo utilizados obrigatoriamente no processo produtivo. Mas, o que são e para que servem? Confira, aqui, essas informações!

 

O que é malte

O malte é um cereal germinado e torrado. Para obtê-lo, são feitos vários processos industriais, a começar pelo teste do poder de germinação do cereal, que pode ser o trigo, centeio ou milho, por exemplo.

Depois, o cereal é armazenado e mantido num ambiente com umidade e temperatura controladas, para que germinem. Assim que a germinação é identificada, os grãos passam para o processo de torra.

 Malte, cevada e lúpulo

O que é cevada

A cevada é um cereal utilizado no processo de produção do malte. Trata-se de um dos cereais mais usados pela indústria cervejeira, porque oferece ótimo custo-benefício.

Além disso, o grão da cevada se diferencia dos demais por ter atividades enzimáticas e açúcares especiais que participam do processo de fermentação da cerveja e do chopp, otimizando a fabricação de ambas as bebidas.

cevada

O que é lúpulo

O lúpulo é uma flor da família das canabidáceas, a mesma da maconha, mas sem seu efeito entorpecente. A única função dessa planta é dar sabor e aroma à cerveja e chopp.

Esse ingrediente distingue-se por possuir um sabor peculiar, com um toque de amargor. Ou seja, o gosto amargo típico de ambas as bebidas é proveniente do lúpulo.

Curiosamente, o ingrediente não confere somente o amargor para a cerveja e chopp. Existem diversos tipos de lúpulo, sendo que alguns têm outras características mais acentuadas.

Há lúpulo com aroma de ervas, por exemplo, além de frutas e flores. Os fabricantes das bebidas podem misturar diferentes tipos de lúpulo ao produzir a cerveja ou chopp, conferindo às bebidas características únicas.

lúpulo

Você também poderá se interessar por…

>> Qual a diferença entre chopp e cerveja?

>> 5 ocasiões em que o chopp não pode faltar

>> Por que pedir um delivery de chopp para sua festa de aniversário?

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora