Fermentação: tudo o que você precisa saber

 em Blog, Cervejas, Curiosidades

A fermentação da cerveja é uma das principais etapas da fabricação. Antes dela, a bebida é somente um líquido adocicado. Depois, ela se transforma na tão amada cerveja.

fermentação-da-cerveja

Na fermentação são utilizadas leveduras, que consumirão os açúcares do mosto e gerarão gás carbônico (CO2) e álcool, além de reduzir o pH da cerveja e acentuar seus aromas e sabores.

Mas, afinal, como é feita essa etapa? Aqui, abordamos seus principais pontos. Confira e aprenda sobre a fermentação!

O que envolve a fermentação da cerveja?

Para que a fermentação seja feita com sucesso é preciso que diferentes passos sejam realizados:

 

  • Inoculação da levedura

É o acréscimo da levedura no mosto, que deve ser feito de forma correta e numa quantidade adequada para garantir a fermentação, evitar subprodutos indesejáveis ou o desenvolvimento de bactérias.

 

  • Aeração do mosto

Trata-se da inserção de oxigênio no mosto para ajudar na multiplicação da levedura, o que assegurará que a fermentação seja realmente realizada.

 

  • Controle da temperatura

Na temperatura muito baixa, não há fermentação. Caso seja muito alta, produz-se subprodutos indesejados, como o excesso de álcool, que compromete o sabor da bebida e, consequentemente, uma harmonização de cerveja.

 

Fases da fermentação

A fermentação tem três diferentes fases que precisam ser concluídas para assegurar que a bebida seja fabricada sem problemas de qualidade. A primeira é a de Adaptação, que ocorre após a inoculação da levedura.

Em seguida, vem a fase de Crescimento, que é a fermentação propriamente dita. A última fase é a Estacionária, na qual compostos gerados na fermentação são absorvidos.

 

Variações na fermentação

Curiosamente, variações no processo ajudam a fabricar cervejas de diferentes tipos, com densidade e sabores distintos. Versões do tipo Lager, por exemplo, têm fermentação lenta, gerando sabores limpos e uma perfeita harmonização de cerveja com pratos leves.

Já o tipo Ale possui fermentação rápida, resultando em bebidas com sabor mais acentuado. Por isso, são excelentes pedidas para uma harmonização de carne e cerveja.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora