Dicas para acender a churrasqueira rápido

 em Blog, Curiosidades

Churrasco é bom e combina com chopp gelado. E o melhor, é que pode fazer em casa. Mas aí vem o ponto: como acender a churrasqueira?

Nem todo mundo sabe ou consegue fazer a churrasqueira acender. E, para facilitar a vida do churrasqueiro iniciante, veja aqui algumas dicas para acender a churrasqueira rápido e começar o seu churrasco:

como-acender-a-churrasqueira-rápido

Jornal e garrafa de cerveja

Essa técnica é bem útil e dispensa o uso de álcool, óleo ou outra coisa para gerar a combustão. E o melhor, é que é bem fácil e rápido.

Pegue algumas folhas de jornal e enrole até metade da garrafa. Coloque a garrafa com o jornal na churrasqueira e em volta, coloque as pedras de carvão.

Feito isso, tire a garrafa com muito cuidado, mantendo somente o jornal. Use um pedaço do jornal para colocar o fogo. Em seguida, cubra esse “copo de jornal” com mais algumas pedras de carvão.

Atenção: não tampe todo o fogo, deixe alguma passagem de ar.

Após 10 minutos, o fogo já estará bem forte. Mas, você pode acelerar esse processo assoprando ou usando algum objeto para fazer vento. Nesse ponto, espalhe as pedras de carvão pela churrasqueira e aguarde diminuir as labaredas.

 

Álcool puro

Esse método é funcional para acender o carvão, mas além de ser perigoso e exigir muito cuidado, também pode não funcionar devido a qualidade do álcool e/ou do carvão.

O melhor é o 70%, mas esse não encontra-se mais nos supermercados. Apenas o comum, 46%, em líquido ou gel. Ambos funcionam.

Com essa técnica, o primeiro passo é espalhar o carvão por todo o fundo da churrasqueira. Em seguida, despeje o álcool pelo carvão. Pode ser líquido ou em gel. Após esse passo é preciso aguardar alguns minutos, enquanto o carvão absorve o álcool.

Como auxílio de um pedaço de papel (guardanapo, jornal ou outro), coloque fogo no carvão. Tenha muito cuidado nessa etapa, pois ao colocar o fogo no álcool a tendência é queimar muito rapidamente.

 

Técnica do pão velho

Outra maneira de acender o carvão rápido, é usando um pedaço de pão velho! Muita gente usa essa técnica e afirma que ela funciona muito bem. E, ainda é bem simples de pôr em prática.

Pegue uma metade de um pão francês amanhecido e coloque álcool nele. Posicione bem no centro da churrasqueira. Ao redor, coloque pedras de carvão, preferencialmente grandes. Construa uma pirâmide de carvão, mantendo o pão no centro.

Em seguida, coloque um pouco mais de álcool no carvão. Aguarde alguns minutos e, com muito cuidado, coloque o fogo.

Em pouco tempo a brasa estará pronta para começar a assar seu churrasco.

 

Óleo

O óleo funciona igual ao álcool, mas não é uma técnica muito usada. Apesar de pegar fogo mais rápido, acaba gerando mais fumaça e, ainda é tóxica. Para completar, para conseguir acender a churrasqueira com óleo, é necessário abanar.

Se quiser optar por acender a churrasqueira com óleo, siga os passos:

Pegue o rolo de papel higiênico e enrole em sua mão, até formar um cone. Coloque esse cone na churrasqueira, no meio do carvão. Dentro desse cone, coloque uma boa quantidade de óleo de cozinha.

Use pedaços de carvão para criar uma pirâmide ao redor do cone. Dessa forma ficará mais fácil do fogo se propagar.

Em seguida, com um fósforo e muito cuidado, coloque fogo. Para que ele se alastre na churrasqueira, use algum objeto para abanar.

 

Tipos de carvão

Independente da técnica, o carvão a ser usado é muito importante. Existem vários tipos com origens diferentes. Os mais conhecidos são:

 

  • Carvão briquete;
  • Carvão vegetal;
  • Carvão de bambu.

 

O briquete é a opção mais ecologicamente correta, já que é produzido a partir de materiais que seriam descartados. Em sua composição encontra-se pó de serra, resíduos de madeira e restos de carvão. É mais seco e mais compacto. Faz pouca fumaça e também é mais difícil de acender. Demora aproximadamente 25 minutos para alcançar a temperatura ideal e, não fica extremamente quente, mas mantém o fogo por bastante tempo.

O carvão vegetal é o mais fácil de acender e, demora até 10 minutos para alcançar a temperatura ideal. Ficando extremamente quente. Sua composição é da carbonização de madeira e lenha. Os melhores são aqueles oriundos do eucalipto e da acácia-negra.

O carvão de bambu é menos prejudicial ao meio ambiente, apesar da sua origem vegetal. É feito de bambu, de áreas de reflorestamento. Não produz fumaça e nem cheiro e atinge temperaturas bem elevadas.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora