Como saber se um chopp é de qualidade?

 em Chopp, Curiosidades

Saber se um chopp é de qualidade não é algo simples, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre a bebida. Mas, atentando a algumas características é possível identificar se o chopp é realmente bom. Abaixo, listamos todas elas. Confira!

chopp-de-qualidade

Características para analisar a qualidade do chopp

De modo geral, as características a serem analisadas envolvem o sensorial, como visão, paladar e olfato. Ao comprar e tomar chopp de vinho, claro, escuro, entre outros, confira:

 

  • Tonalidade do chopp

Qualquer tonalidade que fuja do normal é motivo para desconfiança. Se o chopp claro estiver esbranquiçado ou numa tonalidade diferente do dourado, âmbar ou escuro, provavelmente ele tem problema de qualidade.

 

  • Sabor

Chopp da fábrica com sabor ácido, azedo e de ferrugem são alertas de má qualidade, indicando um problema comum, a oxidação da bebida ou que está fora do prazo de validade.

 

  • Aroma

Este é um ponto um pouco mais complexo, porque exige conhecer determinados aromas do chopp. Normalmente, uma versão de qualidade tem cheiro de álcool, ésteres, lúpulo e malte. Se o odor fugir muito disso e for desagradável, a bebida pode ter qualidade baixa.

 

O que prejudica a qualidade do chopp?

Há alguns fatores que prejudicam a qualidade da bebida. Os principais e mais comuns em bares são o armazenamento incorreto ou utilização de equipamentos sujos para tirá-la.

Algumas vezes, o problema pode estar no processo de fabricação de chopp, com contaminação de alguma etapa. Mas, esse é um caso com menor ocorrência, porque empresas tendem a fazer testes de qualidade para avaliar a bebida.

Outro problema comum é a validade do barril de chopp. A bebida tem prazo de validade reduzido e dura cerca de 10 dias no barril fechado. Após aberto, a validade passa a ser de um dia. Há bares que continuam servindo chopp vencido, mas basta atentar às características citadas para saber se ele já passou do prazo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora