Como harmonizar pizza e cerveja
Quando se pensa em harmonização de pizza com bebida, a primeira que vem à mente é o vinho. Mas, que tal fugir do óbvio e combinar pizza com cerveja? Acredite, o resultado é incrível!
No entanto, não é todo mundo que consegue harmonizar pizza e cerveja facilmente. Aqui, apresentamos dicas para solucionar esse problema. Confira e aprenda de uma vez por todas.
Formas de harmonização
Existem três formas de harmonização de pizza com cerveja e conhecê-las facilita o trabalho de combinar ambos os itens. Saiba quais são elas:
– Harmonização por contraste
Ocorre quando a pizza e a cerveja têm sabores contrastantes, como doce e amargo, picante e refrescante, entre outros. Neste caso, é importante considerar o recheio da pizza e os principais sabores da cerveja.
– Harmonização por equilíbrio
Trata-se de uma combinação com equilíbrio de sabores, ou seja, a pizza e a cerveja não se sobressaem, pelo contrário, se complementam. Nesta harmonização, a regra é simples: pizza temperada combina com cerveja forte, já a pizza suave com a cerveja leve.
– Harmonização por semelhança
É a forma mais segura, uma vez que a harmonização é feita considerando características semelhantes da pizza e da cerveja, como acidez, sabor e ingredientes em comum.
Sugestões de harmonização de pizza e cerveja
- Calabresa: como a pizza de calabresa é mais condimentada, ela combina melhor com cervejas IPA, que têm sabor mais acentuado e ajudam a cortar a gordura;
- Muçarela e margherita: harmonizam com cervejas leves, do tipo Pilsen, por exemplo. Uma alternativa é a combinação com chopp claro;
- Pepperoni: se a intenção for intensificar o sabor do pepperoni, invista numa cerveja IPA. Caso seja amenizar o condimento, harmonize com uma American Amber Ale;
- Pizza doce: a de chocolate combina com cervejas escuras e chopp de vinho, enquanto as frutadas vão muito bem com as Lambics.