Como fazer chopp artesanal

 em Blog, Chopp, Curiosidades, Receitas

Depois de degustar chopp artesanal Curitiba por mais de uma vez, ficou com vontade de fazer o seu? Então, saiba que é possível fabricar a bebida em casa, basta ter os ingredientes e os equipamentos necessários.

como-fazer-chopp-artesanal

Chopp artesanal versus cerveja

Antes de começar a explicar como fazer a bebida, é interessante esclarecer um ponto fundamental: os processos produtivos do chopp e da cerveja são semelhantes, só há uma diferença entre eles, a pasteurização.

O chopp não passa pela pasteurização. Já a cerveja, como a cerveja Birrenta, sim. Esse processo tem como finalidade aumentar a durabilidade da bebida, tanto que o chopp geralmente possui prazo de validade menor do que a cerveja.

Chopp artesanal: como fazer

Para fazer o chopp artesanal é preciso ter quatro ingredientes básicos: água, malte, lúpulo e fermento. Na primeira etapa de produção, o malte é triturado para assegurar que seu amido seja totalmente dissolvido na água.

Em seguida, o processo de maceração do malte é feito. Ele consiste em colocar o malte em um recipiente e adicionar água quente. Assim, o amido é dissolvido e há a formação de açúcar, que atuará na fermentação da bebida.

O próximo passo é filtrar a maceração, para obter o mosto, produto que é esterilizado e recebe o lúpulo, que é considerado o tempero da bebida, dando-lhe sabor e aroma. Outra característica do ingrediente é que ele age como um conservante natural.

Depois dessa etapa, o chopp é resfriado e recebe o acréscimo do fermento. Então, tem início a fase de fermentação, na qual o açúcar da bebida é transformado em álcool e gás carbônico.

Assim que for fermentado, o chopp artesanal deve ser maturado. É nesse período que a bebida ganha um aroma e sabor mais acentuado e refinado. Em seguida, basta filtrar o chopp e ele estará pronto para consumo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora