Como é feito chopp de vinho?

 em Blog, Chopp, Curiosidades, Vinhos

O chopp de vinho autêntico é uma bebida híbrida que possui processo de fabricação diferente do chopp tradicional, garantindo um resultado único, saboroso e requintado.

Neste post, falamos sobre como fazer chopp de vinho. Confira e entenda como é o processo de produção dessa famosa bebida e em quais pontos difere do chopp clássico!

como fazer chopp de vinho

História do chopp de vinho

O chopp de vinho surgiu na Itália, quando produtores de cerveja decidiram acrescentar a uva à bebida, resultando em um líquido saboroso, refrescante e elegante na medida certa.

Com o passar dos anos, a tradição de adicionar a uva à produção da cerveja / chopp atravessou o oceano e desembarcou em outros países. Hoje, os Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália são grandes produtores da bebida. Além disso, também há cervejarias artesanais no Brasil que fabricam o chopp de vinho.

 

Chopp de vinho como fazer

E como é o processo de fabricação do chopp de vinho? Curiosamente, a produção é semelhante à do chopp tradicional, com a diferença que se acrescenta a uva ou mosto de uva em uma das etapas.

Tradicionalmente, são utilizados maltes Pilsen, que são usados na fabricação do chopp claro. O motivo disso é que o chopp claro tem sabor suave, sem se sobrepor ao da uva, tornando a bebida mais harmônica no paladar.

A uva ou mosto de uva pode ser acrescentado na etapa de fervura ou fermentação da bebida, bem como em seu envelhecimento, cabe ao produtor escolher o momento em que deseja realizar a adição.

Outra característica marcante da produção do chopp de vinho é que se utiliza lúpulo sempre em baixa quantidade, para evitar que seu sabor seja ressaltado e comprometa o da uva.

 

Características do chopp de vinho

O chopp de vinho chama a atenção por ser mais frutado, justamente pela adição da uva ou mosto de uva durante a fabricação da bebida. Por isso, costuma agradar a todos, inclusive aqueles com paladar mais refinado.

Além disso, a bebida é leve e refrescante, características reforçadas pelo malte Pilsen utilizado na fabricação. Portanto, é perfeita para ser apreciada em dias de calor.

 

Classificação do chopp de vinho

Toda cerveja / chopp se enquadra em um determinado estilo, como Ale, Bock, Pilsen, entre outros. No caso específico do chopp de vinho, a bebida é considerada uma Italian Grape Ale, desde 2015, pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).

Essa classificação é recente e até sua criação não havia uma específica para o chopp de vinho, que era considerado somente uma Fruit Beer ou Specialty Beer por organizações internacionais destinadas a promover a cultura da cerveja.

Segundo o BJCP, para ser considerada uma Italian Grape Ale, a bebida deve ter aroma de uva perceptível, mas não deve se sobrepor a outros do tradicional chopp / cerveja.

 

Quando servir chopp de vinho?

O chopp de vinho combina com diferentes situações, podendo ser servido em reuniões pequenas de familiares e amigos, em almoços ou jantares de ocasiões especiais ou em eventos de grande porte, é só garantir um barril de chopp de vinho para disponibilizar a bebida a todos.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora