Cervejas APA (American Pale Ale) – história, harmonização e IPA x APA

 em Cervejas

A APA – America Pale Ale – é uma cerveja que pode ser considerada nova em comparação com outros tipos da bebida.

A APA é uma descendente direta de outro estilo de cerveja, a IPA (India Pale Ale). Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a história da IPA leia esse post.

Mas, em resumo, a IPA é uma cerveja criada na Grã-Bretanha no contexto da exploração de mercados coloniais. Uma viagem de Londres para a Índia podia durar de 4 a 6 meses no século XIX. Isso apresentava um problema: a conservação de alimentos e, em especial, da cerveja.

Para contornar essa situação, os britânicos acabaram por criar um novo tipo de cerveja: a India Pale Ale. A principal característica dessa cerveja era a maior concentração de lúpulo presente na fórmula. Consequentemente, a IPA apresenta um aroma mais amargo.

Lúpulo, um dos ingredientes que dá a característica marcante das pale ales.

 

APA e a criação de uma nova tradição

Adiantando um pouco a história nos encontramos na penúltima década do século XX. É nesse momento que se dá a criação da American Pale Ale. Ao contrário da IPA, é possível atribuir um criador para esse novo estilo de cerveja. Nesse caso, o crédito é devido à Sierra Nevada Brewing Co., cervejaria americana localizada na Califórnia.

A Sierra Nevada introduziu a APA no começo de 1981 e sua criação é vista como um ponto decisivo que acabaria alterando o panorama de produção de cervejas nos Estados Unidos. Após seu lançamento, muitas outras cervejarias foram em busca de sus próprias fórmulas com o objetivo de criar suas pale ales.

Diferenças IPA e APA

Por mais que a IPA e a APA apresentem naturezas similares em relação ao método de fabricação, elas apresentam também aromas muito diferenciados. Isso se explica por uma razão principal: as características dos ingredientes.

O lúpulo utilizado nos EUA e o que é utilizado na Inglaterra apresentam características diferentes, que, junto com os outros ingredientes de cada país, resulta em bebidas que podem ser facilmente distinguíveis, seja na coloração ou no aroma. Essencialmente, as principais propriedades relacionadas ao sabor das duas cervejas são as seguintes:

  • A IPA apresenta maior concentração de álcool e lúpulo.
  • APA possui um equilíbrio entre malte e lúpulo, com um corpo mais leve e um toque cítrico.

Harmonização Pale Ale

As cervejas do tipo pale ale harmonizam muito bem com carnes grelhadas, saladas cítricas, pratos que velam curry e vegetais assados.

 

 

Você também poderá se interessar por…
>> Celíacos podem tomar cerveja?

>> Quais as diferenças entre Chopp e Cerveja?

>> Conheça as cervejas da família Ale, perfeitas para o frio

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora