Cerveja na lata ou na Garrafa: você sabe qual a diferença?

 em Cervejas

Talvez na mesa do bar você já tenha parado para se fazer a seguinte pergunta: existe diferença entre uma cerveja na lata e uma na garrafa? Afinal de contas, a embalagem influencia no conteúdo? E, se sim, como é que isso ocorre?

Pois bem, hoje você vai descobrir justamente as respostas para essas perguntas. Não se esqueça de compartilhar seus conhecimentos com os amigos na próxima vez em que estiver no bar!

 Cerveja na lata

As cervejas em lata surgiram em 1935 nos Estados Unidos. As latas acabaram sendo amplamente difundidas, pois acabavam tomando um espaço menor na geladeira e a logística do transporte era mais fácil. Além disso, é claro, elas apresentavam a vantagem de gelarem mais rapidamente o precioso líquido contido em seu interior.

Mas, como diria a música, nem tudo são flores. As latas de alumínio acabam possuindo um efeito nefasto no meio ambiente. Você já parou para pensar quantas latas de alumínio foram despejadas no ambiente desde 1935?

Provavelmente muitas, porém atualmente isso já não representa um grande problema. Isso porque a porcentagem de latas de alumínio recicladas é muito maior do que as porcentagens de vidro.

Apenas para você ter uma ideia, em 2008 91,5% das latas de alumínio eram recicladas no Brasil. Já para o vidro esse número cai para 47%. Mas é claro que quem vai consumir uma cerveja não está preocupado apenas com o ambiente, não é mesmo?

Qualidade da cerveja: cerveja na lata ou garrafa?

Em se tratando de conservação, os maiores inimigos da cerveja são a luz, oxigênio e calor. Mesmo que garrafas de vidro com cores como o âmbar bloqueiem até 99% da luz solar, elas acabam não sendo tão eficiente nesse quesito como as latas.

O design das latas de alumínio pode ser considerado quase perfeito: impede a entrada de luz e ainda são hermeticamente seladas, o que significa que a cerveja não sofre nenhum tipo de oxidação.

Você pode acabar tendo uma falsa ideia que o gosto do alumínio passa para cerveja. Temos uma grande revelação: você apenas vai sentir o gosto de alumínio se lamber a lata. O que é algo que nós achamos que ninguém faz. Pelo menos esperamos.

Ficou com vontade de tomar uma cerveja bem gelada?

Não deixe de conferir a linha de cervejas da Germânia no Lig Chopp. E não se preocupe se você ainda preferir sua cerveja na garrafa: temos opções para todos os gostos. Inclusive para os celíacos, com opção de cerveja sem glúten. Não deixe de fazer uma visita ao nosso site!

Você também poderá se interessar por…

>> Cervejas American Pale Ale (APA) – História, Harmonização e IPA x APA

>> Cerveja de qualidade: tudo o que você precisa saber!

>> Os países que mais consomem cerveja per capita

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora