Celíacos podem tomar cerveja?
Os principais ingredientes das cervejas, não é surpresa para ninguém, são os cereais. O cereal que sempre vem à mente quando o assunto é cerveja é a cevada. Contudo, desde épocas já muito remotas, outros cerais eram utilizados nas receitas. Milho, arroz, aveia, centeio e trigo são alguns dos principais que eram e ainda continuam sendo utilizados na produção das cervejas.
Por ser uma bebida que possui em sua matéria-prima os cerais, a cerveja pode causar problemas para os celíacos.
O que é a doença celíaca?
O glúten é uma proteína que está presente nos mais diversos cerais. Trigo, cevada, centeio, aveia e malte são os principais cerais que possuem glúten em sua composição. A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten.
A doença é crônica e afeta o intestino delgado. Ela atrofia a mucosa do intestino e causa prejuízos na absorção de água, nutrientes e sais minerais.
Entre alguns dos sintomas da doença estão dor abdominal, diarreia, flatulência, queda frequente de cabelo e diminuição do apetite.
No Brasil, estima-se que o número de pessoas que não pode comer glúten chega a 2 milhões.
Cerveja sem glúten
Se você é celíaco ou conhece alguém que é, não se preocupe! Celíacos podem tomar cervejas desde que elas não possuam glúten em sua formulação ou o equivalente.
Felizmente, graças aos avanços tecnológicos, atualmente as cervejas sem glúten possuem a mesma qualidade que as cervejas tradicionais. Isso significa que um celíaco pode degustar uma boa cerveja que de fato tenha sabor de cerveja.
Você também poderá se interessar por…
>> Descubra mais sobre os ingredientes utilizados em cervejas sem glúten. Leia aqui.
>> Curitiba, um polo da cervejaria artesanal. Leia aqui.
>> Quais as diferenças entre chopp e cerveja? Leia aqui.