As diferenças entre o chopp claro e o chopp escuro

 em Chopp

Nos bares, em festas e ocasiões especiais, há dois tipos de chopp que fazem enorme sucesso: o claro e o escuro. No entanto, não são todas as pessoas que sabem a diferença entre essas duas bebidas.

Este é o seu caso? Então, confira aqui mais sobre ambos os tipos de chopp, quais são suas principais características e quando tomá-los!

Chopp

Chopp claro: principais características

Entre as principais características do chopp claro, destaque para sua tonalidade dourada suave, bem como para seu sabor leve, com amargor menos acentuado. É por isso que essa alternativa costuma agradar a todos!

O chopp claro possui carbonatação menos densa, o que contribui para a característica de leveza e frescor da bebida. Justamente por isso é uma excelente opção para degustação em dias de calor, ajudando a refrescar.

 

Chopp escuro: características da bebida

A tonalidade mais sóbria e fechada é uma das principais características do chopp escuro. Além disso, possui sabor doce e amargo equilibrado, o que ajuda a agradar paladares mais exigentes.

O chopp escuro é cremoso e macio no paladar, principalmente porque possui uma espuma mais densa, que ajuda a manter as características da bebida por mais tempo depois de servida.

Por ter um sabor um pouco mais intenso do que o chopp claro e por apresentar uma textura mais encorpada, o chopp escuro é mais indicado para consumo em dias mais frios, como os de outono e inverno.

 

Qual a diferença entre o chopp claro e escuro?

O chopp claro e o chopp escuro se diferenciam em vários pontos. A seguir, listamos os principais que você precisa conhecer! Confira quais são e aprenda mais sobre ambas as bebidas:

 

Tonalidade

A diferença mais óbvia entre o chopp claro e escuro está justamente na tonalidade das bebidas. Enquanto a versão clara possui cor dourada, o chopp escuro pode ser encontrado nos tons caramelo, preto e marrom, variando entre as marcas.

Essa tonalidade diferenciada do chopp escuro é obtida em seu processo de fabricação, através do uso de materiais especiais como o malte torrado. Quanto mais torrado for o malte utilizado na fabricação da bebida, mais escuro será o chopp.

 

Aromas e sabores

Devido ao fato de trazer em sua composição o malte torrado, o chopp escuro também se diferencia do claro por possuir aromas e sabores variados, agradando os paladares mais exigentes.

O chopp escuro se caracteriza por ter os sabores doce e amargo mais equilibrados, o que não acontece na versão clara da bebida. Por isso, o chopp escuro conquista tanto homens como mulheres que preferem bebidas menos amargas.

Além disso, o malte mais torrado dá notas diferentes para o chopp, como as de chocolate e café, o que torna a versão escura da bebida mais complexa do que a clara, que tem aroma e sabor semelhantes ao da tradicional cerveja.

 

Textura

Outra característica que distingue o chopp escuro do claro é sua textura, que é mais cremosa, proporcionando uma experiência gustativa singular a quem procura uma bebida diferenciada para provar, independentemente de qual seja a ocasião.

A maior cremosidade do chopp escuro se deve à sua espuma mais densa, chegando a formar um colarinho maior do que o chopp claro. Além de tornar a degustação ainda mais especial, a espuma densa da versão escura possibilita manter as características de aroma e sabor da bebida por mais tempo.

 

Adição de produtos extras na fabricação

Curiosamente, a tonalidade escura do chopp não é somente produto do uso de malte torrado na fabricação da bebida. Algumas empresas utilizam o xarope de açúcar ou o caramelo para produzir o chopp escuro, adicionando essas matérias-primas depois do processo de filtragem da bebida.

Quando o chopp escuro possui a adição de xarope de açúcar ou caramelo, ele tende a ser levemente mais adocicado do que as versões produzidas apenas com o malte torrado. Justamente por ser mais doce, esse tipo de chopp escuro é perfeito para ser harmonizado com doces e sobremesas em jantares ou almoços especiais.

 

Chopp Birrenta

 

Como harmonizar o chopp claro e escuro

Já sabe quais são as diferenças entre o chopp claro e escuro, bem como quando tomá-los? Então, o próximo passo é conhecer possibilidades de harmonização das bebidas com alimentos, para garantir uma experiência ainda mais especial.

Confira algumas opções de harmonização usando ambos os tipos de chopp e saiba com o que os servir em ocasiões especiais:

 

Chopp claro

Como o chopp claro é leve no paladar, o ideal é harmonizá-lo com pratos e petiscos menos condimentados, como queijos mais suaves, saladas, peixes, frutos do mar e petiscos com sabor menos intenso.

O chopp claro combina muito bem com pratos e petiscos fritos, como os pastéis, coxinhas, quibe, entre outros, garantindo um equilíbrio agradável no paladar.

 

Chopp escuro

Já o chopp escuro possui mais possibilidades de harmonização. Por ter um sabor um pouco mais intenso do que o chopp claro, o escuro combina muito bem com pratos condimentados, como as carnes assadas e cozidas.

O chopp escuro também combina perfeitamente com massas com molhos mais temperados, alimentos defumados (embutidos e bacon, por exemplo), queijos fortes e o tradicional churrasco.

Outro detalhe sobre a harmonização com o chopp escuro é que essa versão combina muito bem com doces. Dá para servi-lo com chocolate, pizza doce, sorvete, cheesecake, compotas, entre outros doces e sobremesas.

 

– Leia também >>> 6 PETISCOS QUE SÃO IDEIAS PARA ACOMPANHAR UM CHOPP GELADO

 

Copos para servir chopp claro e chopp escuro

Poucos sabem, mas o copo no qual o chopp é servido faz toda a diferença. O motivo disso é simples: dependendo do formato do copo, ele ajudará a manter as características da bebida por mais tempo, além de proporcionar uma experiência gustativa diferenciada.

Mas, em quais copos servir as bebidas? No caso do chopp claro, recomenda-se o Pilsen ou Lager, que têm formato alongado e base mais estreita, o que ajuda a manter a espuma por mais tempo.

Já para o chopp escuro, os copos caldereta e pint são perfeitos, possibilitando uma maior manutenção de espuma e preservação das características do chopp depois de servi-lo.

Esses copos se diferenciam por ter uma estrutura maior, tanto que podem abrigar mais de 400ml de bebida de uma só vez, sempre preservando sabor, aroma e carbonatação do chopp escuro.

Um detalhe importante: quando for servir a bebida, é sempre importante lavar bem o copo e enxaguá-lo corretamente para evitar que resquícios de produtos de limpeza interfiram na qualidade do chopp.

 

Quando servir o chopp claro e chopp escuro?

copos de chopp

Há uma convenção que diz que o chopp claro é refrescante, por isso seu consumo é mais indicado para dias de calor e de temperatura amena. Já o chopp escuro costuma ser a melhor escolha para os dias de frio.

Mas, isso não é uma regra! O chopp claro e chopp escuro são bebidas versáteis que podem ser servidas em quaisquer temperaturas e ocasiões, desde uma simples e pequena reunião entre amigos ou familiares até uma festa maior.

De modo geral, recomenda-se oferecer mais de uma opção de chopp, portanto, vale a pena garantir essas duas alternativas e combiná-las com outras, como o Pilsen puro malte e o chopp de vinho.

O chopp Pilsen puro malte tem sabor adocicado e cremosidade acentuada, o que torna a bebida mais aveludada ao paladar. Devido a essas características, lembra o chopp escuro.

Já o chopp de vinho é a combinação perfeita entre o chopp claro e o vinho tinto, resultando em uma bebida refrescante, espumante e com um equilíbrio perfeito entre o adocicado do vinho e o amargor do chopp.

 

Delivery de chopp

Quer comprar chopp com total praticidade? O delivery de chopp é a dica perfeita para isso! Com o delivery você tem a possibilidade de adquirir a bebida onde estiver e recebê-la onde quiser, sem precisar se preocupar com a logística de transporte.

Além disso, também dá comprar chopp por preços mais acessíveis do que em lojas físicas, ajudando a economizar, principalmente se for servir a bebida em ocasiões especiais e esteja trabalhando com um orçamento um pouco menor.

No delivery de chopp dá para comprar barril de chopp Pilsen puro malte, bem como growler chopp claro, chopp de vinho, entre outras opções, sempre com total segurança e facilidade.

Não importa qual seja sua escolha, conte conosco para todas as opções e compre chopp de qualidade onde estiver!

 

– Leia também >>> COMO ESCOLHER SEU CHOPP?

– Leia também >>> COMO PEDIR CHOPP EM CURITIBA?

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue Agora