Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

A diferença entre chopp e cerveja

Apreciar uma boa cerveja ou chopp Curitiba é tarefa fácil, pois não faltam ótimas opções nos estabelecimentos. Mas, nem todo mundo que gosta dessas bebidas sabe quais são as diferenças entre elas.

A cerveja e o chopp são parecidos visualmente, possuem cor amarelada e espuma branca, e por isso enganam muita gente. Porém, ambas as bebidas se diferenciam por um fator fundamental: a pasteurização. Somente a cerveja passa por essa etapa na fabricação.

A pasteurização nada mais é do que um processo que aumenta a durabilidade da bebida ao esquentá-la numa temperatura que varia de 62 a 70°C e resfriá-la novamente. Cervejas duram cerca de seis meses na garrafa, enquanto o chopp, que não passa pela pasteurização, tem validade de dez dias numa embalagem.

E vem da pasteurização outra diferença entre a cerveja e o chopp, o sabor. Com a pasteurização, a cerveja perde lúpulo e malte, o que altera seu sabor e aroma, deixando-os mais fracos. Como não passa por esse processo, o chopp tem sabor e aroma de malte mais acentuado.

cervejas

Até mesmo a consistência e frescor das bebidas a pasteurização altera. O chopp é mais cremoso, leve e refrescante do que a cerveja, devido ao processo de ‘tirar’ a bebida na máquina.

Para servir a bebida, a chopeira usa CO2 ou nitrogênio, deixando o chopp aerado e cremoso. Como o gás fica incorporado na bebida, ela desce mais fácil e leve. O nitrogênio da chopeira, inclusive, chega a aumentar o frescor da bebida.

Além da pasteurização, o chopp também se diferencia da cerveja em outros detalhes da fabricação. Ele não possui conservantes, antioxidantes e estabilizantes, como a cerveja, o que acaba por tornar o chopp mais saboroso.

Como passam por processos de fabricação diferentes, essas bebidas também se distinguem pela embalagem em que são armazenadas. O chopp é posto em barris, enquanto a cerveja em garrafas ou latas, o que facilita a mobilidade do produto.

Numa rápida comparação, em termos de sabor e aroma, o chopp sai na frente. Já no que se refere à praticidade na hora de servir e transportar a bebida, a cerveja ganha pontos positivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *