Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Receita: Panetone de Cerveja

Panetone de Cerveja
O panetone surgiu devido a um “erro” cometido pelo padeiro.

Não há provas de como surgiu o tradicional pão doce recheado de frutas secas, comum no Natal. Há, contudo, várias lendas contadas ao longo dos séculos e uma delas é a que o Panetone tenha sido criado em Milão, na Itália, em meados do ano 900, graças a um “erro” cometido pelo padeiro.

A lenda conta que um assistente de padeiro conhecido por Toni, após ter trabalhado por horas na véspera de Natal, ainda precisaria assar mais uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe. Ele estava tão exausto que acabou confundindo-se na hora do preparo e colocou as uvas passas que deveriam ser da torta, na massa do pão. Desesperado, tentou salvar a situação colocando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e outros ingredientes do recheio que seria para a torta, na massa do pão.

Assou essa mistura e entregou para o chefe, que adorou a receita que fez tanto sucesso durante a ceia de natal, que o chefe decidiu chamar de “Pane di Toni” (ou Pão do Toni, na tradução do Italiano) em homenagem ao funcionário! No Brasil, o panetone chegou junto com os imigrantes italianos após a Segunda Guerra Mundial, e começou a ser vendido a partir de 1948 em terras tupiniquins.

Atualmente, além da receita tradicional, é possível encontrar panetones com ingredientes diferentes, como o pistache, doce de leite e chocolate. Já existem também versões salgadas do produto, algumas feitas com uma bebida muito comum para nós brasileiros: a cerveja.

Panetone de Cerveja

Fácil de preparar, o panetone salgado de cerveja combina muito bem com o restante do cardápio da Ceia de Natal ou Ano Novo e pode ser uma opção para presentear amigos e entes queridos durante as festas. Aprenda agora uma receita de Panetone Salgado com Cerveja e coloque a mão na massa!

Ingredientes 

Massa
1 kg de farinha de trigo
200g de manteiga
40g de fermento biológico seco
240 ml de leite
240 ml de cerveja clara Germânia
4 Ovos
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de chá de óleo de canola

Recheio
250g de bacon picado
200g de Ricota picada
150g de azeitonas pretas picadas
Queijo parmesão ralado – a gosto

Modo de preparo
Em um tigela misture a farinha e o fermento. Em outro recipiente, coloque os ingredientes líquidos, acrescente o sal e o açúcar e misture bem. Coloque aos poucos esta mistura na farinha, até ficar uma massa homogênea. Sove a massa até desgrudar das mãos. Polvilhe farinha de trigo na mesa e abra a massa em formato de retângulo. Coloque manteiga em 2/3 da massa e dobre em três partes. Repita este processo mais duas vezes. Deixe a massa descansar por 20 minutos.

Abra a massa com um rolo e espalhe o recheio. Enrole como se fosse um rocambole e divida a massa em quatro partes. Enrole a massa e coloque em formas próprias para panetone encontradas em casa de embalagens. Espere dobrar de volume. Com uma faca, faça um pequeno corte, em formato de cruz no topo do panetone, pincele com mistura de ovos levemente batidos com um pouco de leite ou água, para deixar com aparência dourada e polvilhe com queijo parmesão ralado. Asse em forno a 180º por aproximadamente 40 minutos. Rende em média quatro panetones de 500g.

Com os panetone prontos é hora de reunir a família, os amigos e celebrar! Lembre-se de garantir a bebida para acompanhar esse saboroso panetone e os demais pratos da ceia. Através do disk chopp você pode solicitar a quantidade de bebida necessária para saciar a sede de todos os convidados e ainda ter a comodidade de receber o chopp express em casa, deixando tudo organizado para a ceia. Aí basta apenas montar a mesa, receber os convidados e saborear todas as delícias de natal acompanhado de um delicioso chopp gelado!

Quer inovar com outra sobremesa? Confira a receita do Pudim de Cerveja Escura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *