Qual a maneira correta de tirar chopp?

41

Seja num momento de descontração com amigos ou família, ou mesmo numa situação especial e festiva, o chopp é sempre uma excelente pedida! O motivo? Simples: a bebida é saborosa e costuma a agradar a todos.

No entanto, para que isso aconteça é importante saber tirar a bebida corretamente, ou seja, servi-la no copo mantendo suas características originais, o que tornará a degustação ainda mais especial.

Um chopp bem tirado não tem alteração alguma em sua composição, sendo muito mais aromático, com sabor mais intenso e agradável ao paladar, atendendo aos mais exigentes no quesito bebida.

Saber tirar chopp é uma tarefa que demanda um pouco de conhecimento e treino. O truque é estar sempre atento a alguns detalhes e investir em itens / equipamentos específicos.

Primeiro, é essencial garantir copos específicos para servir chopp. Há vários modelos, porém o mais utilizado é o lager, que é alto, possui base fina e boca levemente mais larga, característica que facilita a identificação do aroma da bebida.

O próximo passo é investir na limpeza do copo, para evitar que pequenas partículas interfiram nas características originais da bebida. O processo de higienização é simples e rápido de ser feito.

Use um detergente neutro e sem perfume para realizar a limpeza, enxaguando o copo com abundância para eliminar não somente a sujeira, mas qualquer resquício do produto utilizado.

Sujeiras e restos de detergente, por exemplo, têm o poder de destruir a espuma do chopp mais rapidamente, comprometendo a qualidade da bebida e a degustação.

Finalizada a limpeza do copo, é só tirar a bebida utilizando uma chopeira, equipamento primordial que ajuda a manter a temperatura ideal do chopp, inclusive a formar o creme, a famoso colarinho, numa altura correta, eliminando o risco da bebida perder seu gás carbônico.

O primeiro jato de chopp que sai do equipamento deve ser desprezado, o que garantirá que a bebida servida seja fresca. Ao tirar o chopp, mantenha o copo num ângulo de 45º, o que possibilitará deixar o colarinho na altura de dois dedos, que é a ideal. Depois, passe uma espátula sobre o copo, para retirar o excesso de espuma, e sirva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *