Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Profissões e cerveja: veja como trabalhar com aquilo que você mais ama

Há cervejeiros espalhados por todo o Brasil. Existe, inclusive, quem faça da bebida sua profissão. Mercado é o que não falta: atualmente, o país é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, além de figurar como um dos maiores consumidores da famosa bebida.

 Justamente pelo mercado ser tão aquecido, foram surgindo profissões ligadas especificamente à cerveja, atraindo a atenção dos amantes da bebida, que hoje fazem dela seu ganha-pão.

 Você também adora cerveja, deseja trabalhar com o produto, mas não sabe quais são as carreiras disponíveis para atuar nesse segmento? Há duas opções em alta, a de mestre cervejeiro e sommelier.

chopp

O mestre cervejeiro tem como principal função elaborar fórmulas de diferentes tipos de cerveja, além de escolher as matérias-primas que serão utilizadas na produção, assegurando que a bebida cumpra padrões estabelecidos para o estilo que deseja fabricar.

 Curiosamente, essa é uma profissão que permite atuar em diversas frentes, seja na produção da cerveja, na verificação de qualidade, em laboratórios e logística, o que maximiza as oportunidades de trabalho.

 No entanto, para ser mestre cervejeiro é preciso ter formação adequada. No Brasil não existe um curso superior voltado à cerveja, somente na Alemanha, Bélgica, Espanha e Estados Unidos.

 Em solo nacional, é possível fazer um curso técnico ou se formar em engenharia de bebidas, processos, produção ou bioquímica, realizando posteriormente uma especialização em cervejas.

 Já no que se refere ao cargo de sommelier de cerveja, não se faz necessário ter diploma universitário, porém é recomendado ter formação técnica na área. É possível, por exemplo, realizar um curso de sommelier de cerveja em escolas técnicas.

 Mas, o que faz esse profissional? Ele é um especialista na bebida: sabe tudo sobre seu processo de produção, matérias-primas utilizadas, aromas e sabores predominantes.

 O sommelier pode trabalhar em indústrias, auxiliando no desenvolvimento do produto, assim como em importadoras e distribuidoras, para elaborar a carta de cervejas disponibilizada pela empresa.

 Além disso, o sommelier também encontra trabalho em restaurantes, bares, hotéis e empórios, escolhendo rótulos de acordo com o perfil cliente. Outras responsabilidades são a promoção de degustações com harmonizações, inclusive treinamentos de novos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue Agora