Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Oktoberfest – conheçou a tradicional festa!

blog

Outubro é mês mais do que especial para os cervejeiros! O motivo? É o mês da Oktoberfest, tradicional festa de origem alemã que é realizada em vários lugares do mundo, sempre com muita cerveja.

A Oktoberfest nasceu em Munique, famosa cidade da Alemanha, no ano de 1810. A edição inaugural do evento aconteceu na primeira quinzena de outubro, mais especificamente no dia 12, quando o Rei da Baviera (Luís I) oficializou sua união e casou com a Princesa Tereza da Saxônia.

O Rei da Baviera, para comemorar o casamento, deu uma grande festa que foi sucesso na região, passando a ser realizada anualmente para a população local, que comparecia em peso.

A festa chamou a atenção dos povos de cidades vizinhas, que no ano de 1840 compareceram ao evento, que passou a reunir um público diverso interessado em artes, pessoas que montavam inúmeras atrações.

Curiosamente, a cerveja, marca registrada da Oktoberfest, só foi ser servida no evento em 1918, quando se tornou o principal atrativo da festa, chamando a atenção de diversos produtores alemães da bebida.

A Oktoberfest só não foi realizada 25 vezes desde que foi criada, devido à epidemia de cólera e às guerras mundiais. A partir de 1945, ano em que acabou a Segunda Guerra Mundial, o evento foi realizado anualmente, sem interrupções.

O fama da Oktoberfest foi tanta, que diversos países começam a investir no evento, fazendo a versão local. É o caso do Brasil, que teve a primeira edição da festa realizada em 1984 por alemães da colônia de Blumenau/SC.

A primeira edição da Oktoberfest brasileira está associada diretamente a uma tragédia local: em 1984, Blumenau havia passado por uma enchente que afetou a economia da região.

O evento era uma das formas encontradas para revitalizar e reerguer a economia da cidade catarinense. A estratégia foi um sucesso, tanto que a Oktoberfest é realizada na região até hoje, tornando-se a maior festa da cerveja no Brasil.

A Oktoberfest brasileira recebe produtores de cerveja nacionais e internacionais, contando com degustações da bebida, além de ter exposições e atividades específicas para demonstrar a cultura e gastronomia alemã para os participantes do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *