Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

O que é lúpulo?

blog ger

Se o assunto é cerveja, o lúpulo é um dos temas mencionados. Não é para menos, afinal, trata-se de um dos principais ingredientes da bebida, item que lhe confere características únicas.

O lúpulo nada mais é do que uma flor pertencente à família das canabidáceas, que é bastante famosa por conta da maconha. Porém, fique sossegado: o lúpulo não atua como entorpecente, sua única função é dar sabor e aromas à bebida.

Curiosamente, o ingrediente é rico em resinas que possuem cheiro e gosto bem peculiar, com o toque de amargor que é uma das características principais da cerveja.

Há inúmeros tipos de lúpulo, o que permite criar cervejas com características completamente diferentes. Existem lúpulos que dão sabor e aroma de ervas à bebida, inclusive de flores e frutas, por exemplo.

Muitas vezes, esses lúpulos são combinados durante o processo de fabricação da cerveja, conferindo-lhe inúmeros sabores e aromas, de modo a proporcionar uma degustação especial e inesquecível.

04

Por ter essa característica de adicionar sabor e aroma à cerveja, o lúpulo é apelidado por muitos, sobretudo pelos cervejeiros e especialistas, como o tempero da bebida. Sem ele, a cerveja não teria o gosto e cheiro característico que possui.

Além de ‘temperar’ a cerveja, o lúpulo também garante benefícios especiais para a bebida. O ingrediente tem ação bactericida, o que ajuda a preservar a cerveja e minimizar as chances de contaminações.

Inclusive, séculos atrás o lúpulo era acrescentado à cerveja após a fermentação, para manter sua qualidade durante o transporte, o que acabava por conferir à bebida um aroma e sabor intenso.

Atualmente, o ingrediente entra na etapa de fervura do mosto, processo que dura no máximo duas horas e faz com que a resina do lúpulo seja liberada e a cerveja ganhe sabor e aroma. Após o processo de fervura, o lúpulo é retirado do mosto, que será fermentado.

Não é só isso: o lúpulo também é conhecido por fazer bem para a saúde, uma vez que possui alta concentração de antioxidantes, evitando a ação de radicais livres. Como resultado, há a prevenção de doenças, como o câncer, e melhora da qualidade da pele.

Comentários:

Marcos Mussi da Silva - 10/07/2017 - Responder

Gostei muito da matéria. Sou muito curioso com relação a cerveja, além é claro de um invertebrados apreciador. Descobri uma planta no meu quintal que a meu ver se parece muito com o lúpulo e gostaria de saber se é ou não. Como devo proceder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *