Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

O chopp é diurético? Verdade ou mito?

Quando se fala no chopp e seus efeitos no organismo, um dos mais lembrados é a ação diurética da bebida. Mas, afinal, isso é verdade ou mito? Curiosamente, ele possui, sim, efeito diurético.

 Antes, é preciso entender com detalhes o que é um diurético. Trata-se de uma substância que intensifica o fluxo urinário. Daí a explicação para as várias idas ao banheiro quando se consume uma quantidade maior dessa bebida: o organismo passa a produzir mais urina.

 Esse efeito diurético provocado pelo chopp ocorre devido a uma combinação de fatores. A bebida é rica em água, o que estimula a diurese, além de ter polifenóis, ácidos orgânicos, nucleicos e voláteis de fermentação.

9206cerveja

 Juntas, essas substâncias aumentam a produção de urina pelo organismo. Justamente por isso, o chopp tem efeito diurético superior à água, suco, refrigerante e outras bebidas alcoólicas.

 No entanto, não pense que ter efeito diurético é algo ruim para o organismo. Pelo contrário: a intensificação do fluxo urinário proporciona a eliminação de sódio do organismo, que é responsável pelo aumento da pressão arterial.

 Além disso, o efeito diurético reduz significativamente o risco de desenvolver insuficiência cardíaca e cálculos renais (pedras nos rins), garantindo o bom funcionamento do organismo.

 Como o organismo produz e elimina mais urina, resta pouca água para absorção pelo corpo. Por isso, o efeito diurético ainda proporciona mais uma vantagem especial, a diminuição da retenção de líquido, ajudando a reduzir inchaços e medidas.

Chopp2

 Porém, não pense que para obter esses benefícios é preciso consumir uma grande quantidade de chopp. O recomendado para mulheres é a ingestão de um copo por dia. Para homens, dois copos são suficientes.

 Caso seja ingerido em excesso, ele pode provocar efeitos negativos no organismo. Em alguns casos, sais específicos não são eliminados na urina, ficando acumulados no corpo.

 Um bom exemplo é o ácido úrico. Quando acumulado no organismo, essa substância causa gota, artrite e inflamações nas articulações. Ainda há efeitos colaterais específicos, como a perda de potássio, desidratação, tontura e redução do volume de sangue no organismo. Por isso, consuma chopp sempre com moderação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *