Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

O brinde ao redor do mundo!

O brinde é uma das tradições mais antigas do mundo. O primeiro registro sobre o assunto remete à Antiguidade, quando eram feitos acordos de paz ao terminar guerras e disputas territoriais.

Nessas ocasiões, o mediador do acordo proclamava sua conclusão, fazia o brinde e em seguida tomava o primeiro gole da bebida, geralmente vinho, para provar que ela não estava envenenada.

Com o passar do tempo, a bebida ganhou caráter místico e até mesmo medicinal. A partir daí, amigos se reuniam, bebiam e faziam brindes dedicados à saúde de seus entes queridos e companheiros de batalhas.

E foi assim que se espalhou a saudação ‘saúde’, que é a principal utilizada pelo mundo atualmente. Essa palavra é dita no Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Irlanda, Espanha, dentre outros.

Em diversos países, inclusive no Brasil, ainda há brindes que são feitos com o famoso ‘tin-tin’, que não remete somente ao som feito quando taças ou copos se tocam.

Na realidade, essa expressão tem origem no ‘chin-chin’, termo utilizado em brindes chineses. A palavra ‘chin’ significa ‘felicidade’. Quando duplicada como em ‘chin-chin’, deseja-se ‘muita felicidade’ ao próximo.

Além de brindar dizendo saúde ou desejando felicidade, alguns países possuem tradições especiais para esse momento. Na Dinamarca, Suécia e Noruega, por exemplo, é comum dizer ‘skäl’ ao brindar, palavra que significa ‘caveira’.

Brinde

O termo ‘skäl’ tem origem no costume dos vikings, que comemoravam vitórias brindando e bebendo cerveja no crânio de seus inimigos, que eram limpos e transformados em canecas.

Já na Escócia, além de se desejar saúde durante o brinde, há um costume chamado ‘Bonnie Prince Charlie’. Nele, quando amigos se reúnem para beber whisky deve-se deixar um copo de água sobre a mesa, para representar o ‘rei ausente’.

O rei em questão é Charles Edward Stuart, que em 1745 se refugiou na França depois de perder a Batalha de Culloden, que tinha como finalidade a tomada do trono da Inglaterra.

Quando vão beber o whisky, os amigos passam seus copos sobre o com água, brindando em homenagem ao rei. Esse é um costume muito antigo que se mantém até hoje entre os escoceses, inclusive os mais jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue Agora