Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Mitos sobre bebidas alcoólicas

blog germania

As bebidas alcoólicas fazem parte do cotidiano de todo mundo. Mesmo quem não gosta delas conhece alguém que não abre mão de tomar uma cervejinha no fim de semana ou quem adora vinhos.

Ainda que a bebida alcoólica esteja presente no dia a dia de muitos, não faltam ideias equivocadas sobre ela, concepções que são espalhadas como se fossem verdades universais, quando, na realidade, não passam de mitos.

Não sabe quais são os principais mitos envolvendo as bebidas alcoólicas? Olha só quais são os mais comentados atualmente:

– Bebidas alcoólicas prejudicam o organismo: mito mais antigo e disseminado durante anos. A bebida alcoólica só causará danos ao organismo se consumida em grandes quantidades, podendo levar, inclusive, à dependência.

Consumir moderadamente bebidas alcoólicas (uma dose diária de vinho ou cerveja) reduz o risco de infartos, de desenvolver diabetes e trombos nas artérias coronárias, diminuindo a chance de apresentar problemas cardiovasculares. Ademais, o álcool aumenta o nível do colesterol bom no organismo.

– Barriga de chopp / cerveja: mito. Chopp ou cerveja não são os responsáveis por fazer a barriga crescer exageradamente. Nesse caso, é uma combinação de fatores de risco (alto consumo de calorias e sedentarismo) que leva ao acúmulo de gordura abdominal. O chopp e a cerveja possuem caloria, porém não chegam a proporcionar ganho de peso representativo.

– Bebida aquece: mito que é bastante lembrado principalmente nos dias mais frios. Na realidade, ao beber algo alcoólico a pessoa se sente um pouco mais quente, chegando até a ficar vermelha, mas esse processo é passageiro.

Isso ocorre porque o álcool dilata os vasos sanguíneos, levando o sangue até a superfície da pele, o que dá uma sensação agradável de estar mais quente. No entanto, essa sensação passa rapidamente e o corpo começa a perder calor, sentindo ainda mais frio do que antes. Portanto, caso queira se aquecer, procure roupas adequadas e deixe a bebida de lado.

– Bebida alcoólica corta o efeito de analgésicos: mito. O que acontece é que, como o álcool é diurético, ele elimina o medicamento do organismo de forma mais rápida e seu efeito pode ser reduzido, mas não cortado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue Agora