Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Malte, um ingrediente espetacular

Os apaixonados por cerveja e chopp certamente já ouviram falar sobre o malte, que é uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de ambas as famosas bebidas.

 Porém, o que é o malte? Ele nada mais é do que um cereal que foi germinado e torrado. Assim que colhido, o cereal é encaminhado para uma maltaria, onde seu poder de germinação é testado.

 Caso o cereal atinja 95% de capacidade de germinação, ele é utilizado na produção da cerveja e do chopp. Depois do teste, os grãos são armazenados num ambiente que possui temperatura e umidade controladas, até que germinem, processo que acontece em cerca de quatro dias.

 Assim que a germinação do cereal começa, ela é interrompida imediatamente. Esse grão germinado já é o malte. Na próxima etapa, o malte é torrado e segue para a fabricação da cerveja ou chopp.

 Esse processo de torra do malte é importante, pois é nele que o produto adquire algumas características especiais, como aroma e coloração.

Maltes muito torrados, por exemplo, podem ter notas de café e chocolate, inclusive uma cor mais escura. Já um tom suave e aroma de frutas são típicos do malte menos torrado.

 Maltes mais torrados geralmente são utilizados na fabricação de chopp e cerveja escuros, enquanto a versão menos torrada é usada em bebidas claras, que são mais tradicionais e conhecidas.

 Há vários tipos de malte, como o de cevada, centeio, milho e trigo. Quando no rótulo da bebida estiver somente o termo ‘malte’, isso quer dizer que se trata de um malte obtido da cevada. Quando for de outro tipo de grão, a denominação é sempre a palavra malte mais o cereal, como ‘malte de milho’ ou ‘malte de trigo’.

 Além de dar cor e aroma para a cerveja e chopp, o malte tem como principal função fornecer açúcares que servirão como base para a fermentação, produção do álcool e do gás carbônico das bebidas.

 Depois de torrado, o malte segue para a produção da cerveja e chopp, na qual há a fabricação do mosto e essa matéria-prima recebe outros ingredientes, como o lúpulo e água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue Agora