Ingrediente da cerveja, a cevada é saudável e nutritiva

blog germania

A cevada, uma das principais matérias-primas da cerveja, proporciona benefícios estéticos especiais, além de auxiliar na manutenção do bom funcionamento do organismo.

Um dos benefícios estéticos da cevada é o auxílio na regeneração das células da pele. O grão é rico em EGF (fator de crescimento epidérmico), que acelera significativamente a recuperação da tez.

Por isso, a cevada pode ser utilizada como complemento em tratamentos dermatológicos abrasivos realizados em consultórios, como o peeling, promovendo a rápida melhora da tez.

Além disso, o grão confere elasticidade para a pele, minimiza efeitos e sinais de envelhecimento, deixando a tez lisa, com aparência jovial, de bem cuidada e hidratada.

Paralelamente, a cevada auxilia no processo de emagrecimento. Isso ocorre porque o grão tem alta concentração de vitamina B2, que acelera consideravelmente o metabolismo. Como resultado, há um ganho de energia, a queima de calorias, o emagrecimento e redução de medidas.

O grão também possui elevadas taxas de vitaminas A e C, que reforçam o sistema imunológico. Outra vitamina encontrada em níveis representativos na cevada é a K, que é fundamental para a coagulação sanguínea, assim como ao fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças do coração e tumores.

A cevada ainda conta com cálcio, cobre, fósforo, iodo, selênio e zinco, que proporcionam benefícios como melhorias ortopédicas, reposição de minerais, nutrição do organismo e controle hormonal.

Como se trata de um grão, a cevada otimiza o funcionamento gastrointestinal, ajudando a eliminar toxinas do organismo. Ademais, o alimento tem efeito diurético, acabando com a retenção de líquidos e seus sintomas, como inchaços pelo corpo.

Curiosamente, a cevada não é utilizada em sua forma natural na fabricação da cerveja, ela é transformada em malte logo na primeira etapa de produção da bebida.

Esse processo é feito colocando a cevada num ambiente com temperatura e umidade controladas, para que o grão germine. Quando isso ocorre, a cevada germinada (malte verde) é seco ou torrado, tudo depende do tipo de cerveja a ser produzida.

Mas, o processo de transformação do grão em malte não tira os benefícios proporcionados pela cevada, sendo possível aproveitá-los ao degustar a cerveja, sempre com moderação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *