Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Conheça as cervejas da família Ale, perfeitas para o frio

Estamos praticamente na metade do outono, o que significa temperaturas mais baixas em certas regiões do país.

No Brasil, temos o costume de beber a cerveja bem gelada, o que pode fazer com que você diminua o consumo durante as estações mais frias. Com isso, ao organizar um evento, muita gente prefere investir em vinhos ao invés do serviço de chopp express, por exemplo.

Mas há alguns tipos de cerveja que combinam perfeitamente com as épocas nas quais os termômetros medem números mais baixos. As bebidas da família Ale são as que se destacam.

O que é cerveja Ale?

Cervejas Ale
As cervejas Ale tendem a ser mais encorpadas, fazendo com que o público prefira as Laguers nos serviços de chopp express.

A Cerveja Ale foi a primeira do mundo, conhecida como “pão líquido”. Era a única disponível até que foi desenvolvido um processo de fermentação em baixa temperatura, que deu origem às Cervejas Lager.

A fermentação da cerveja ale é feita com o fermento Saccharomyces cerevisiae, que age em temperaturas mais altas (entre 15ºC e 24ºC, ou até mais). A forma como o processo é realizado gera os traços característicos das Ales, entre elas, a temperatura ideal de consumo.

Uma queixa frequente de quem viaja à Inglaterra é que os locais têm o costume de beber cerveja quente. Isto não é verdade: nos pubs elas são armazenadas em uma espécie de barril de chopp de 5 litros ou mais que, durante o verão, são colocados em porões ou adegas para que não esquentem. A temperatura de consumo ideal varia entre 8ºC e 14ºC, ou seja: temperatura ambiente.

Muitas pessoas pensam que a cerveja Ale é muito forte. De fato, as Ales tendem a ser mais encorpadas, escuras e a ter um teor alcóolico mais alto.  Porém, suas características a tornam perfeita para o consumo em estações mais frias e criam várias possibilidades de harmonização.

Harmonizando a cerveja Ale

Harmonizando Carnes com a Cerveja Ale
As cervejas Ale, de modo geral, combinam com pratos mais marcantes, como carnes e hambúrgueres.

De modo geral, a cerveja Ale é mais intensa e marcante que as Lagers. Fazendo uma analogia com os vinhos, é possível considerar as Ales como os tintos e as Lagers como os brancos.

Há alguns caminhos a seguir na busca pela harmonização perfeita: o corte (quando a bebida limpa o paladar ao interagir com o alimento), o contraste (combinação de sabores opostos) ou semelhança (comida e bebida com caracerísticas semelhantes).

Caso você não conheça muito sobre o assunto, combine sua cerveja Ale com alimentos mais pesados, como as carnes do churrasco, embutidos, patês e hambúrgueres.

Quer promover um evento com chopp express, mas oferecendo aos presentes uma experiência com diversos tipos de cerveja? Comece pelas bebidas claras, menos alcóolicas e suaves e evolua gradativamente até as mais escuras, de teor alcóolico mais alto e com sabor mais intenso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue Agora