Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

Como é feito o chopp? Da Germânia até a sua casa!

A maioria das pessoas que curte apreciar um bom chopp em casa não sabe como essa famosa bebida, que é bastante consumida principalmente nos dias de calor, é feita.

Curiosamente, o chopp tem processo de produção semelhante ao da cerveja, sobretudo nas primeiras etapas. No início, o malte é moído para garantir que seu amido possa ser dissolvido na água.

Em seguida, ocorre o processo de maceração do malte, que é feito com água quente. Nesta etapa, o amido do malte é dissolvido e se dá a formação de açúcar, que é importante para a fermentação do chopp.

Foto 01

Após essa etapa, o produto da maceração é filtrado, dando origem a um líquido açucarado chamado de mosto. A próxima fase consiste na esterilização desse líquido, através da elevação de sua temperatura até 100ºC.

É na etapa de aquecimento e esterilização do mosto que o líquido recebe o lúpulo, que confere o sabor amargo característico do chopp, inclusive o aroma típico da bebida.

Depois desses processos, o mosto é resfriado e passa para a próxima etapa, a da fermentação, que dura cerca de sete dias. Nessa fase, o açúcar gerado durante a maceração do malte é transformado em gás carbônico e no álcool.

Terminada a fermentação, dá-se início ao processo de maturação do chopp, que é feito em aproximadamente vinte dias. Nessa etapa, a saturação do gás carbônico, sabor, aroma e qualidade do chopp são aprimorados.

Quando a maturação da bebida é finalizada, ela é filtrada novamente, o que garante um chopp límpido, sem vestígio algum das matérias-primas utilizadas na produção. Feita a filtragem, o chopp está pronto para ser armazenado em barris e ir direto para sua casa!

É nesse ponto que o chopp se diferencia da cerveja. Enquanto o primeiro já está pronto para consumo, a cerveja ainda passa pela pasteurização, processo feito para aumentar a durabilidade da bebida.

Como não passa pela pasteurização, inclusive por não receber antioxidantes, conservantes e colorantes, o sabor e aroma do chopp são mais acentuados e intensos. No entanto, seu prazo de validade é reduzido. Após o armazenamento nos barris, o chopp deve ser consumido em até dez dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *