Como é feita a cerveja?

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas mundo afora. Embora faça um enorme sucesso, são poucas as pessoas que realmente sabem como a bebida é feita.

Curiosamente, a cerveja tem como principais matérias-primas a água, o malte, o lúpulo e o fermento. Na primeira fase de produção, o malte é moído, o que garantirá que seu amido será dissolvido em água.

10b33860520669b449efca6b3247cf7f

O processo de maceração do malte ocorre em seguida, usando água quente. Nessa etapa, o amido do malte é totalmente dissolvido, formando o açúcar, que será extremamente importante na fermentação da cerveja.

Em seguida, filtra-se o produto da maceração, obtendo-se um líquido açucarado também chamado de mosto. Esse líquido é esterilizado, por meio da elevação da sua temperatura até 100º Celsius.

Durante a etapa de fervura, o mosto recebe o lúpulo, que é chamado por muitos como o tempero da cerveja. Esse apelido se deve ao fato do lúpulo acrescentar aroma e sabor à bebida. Além disso, a ingrediente também funciona como um conservante natural da cerveja.

Após a esterilização e acréscimo do lúpulo, o líquido é resfriado e entra na etapa de fermentação, que tem duração de aproximadamente uma semana. Nesse período, o açúcar que foi gerado na maceração do malte é transformado em álcool e gás carbônico.

É nessa fase que o fermento (levedura) é acrescentado no líquido, aprimorando o processo de fermentação. Algumas cepas de fermento, inclusive, produzem ésteres, que dão um melhor acabamento para a cerveja.

beer-time-wallpaper

Depois da fermentação, tem início a maturação da cerveja, que ocorre em cerca de vinte dias. Durante esse período, há a saturação do gás carbônico, bem como o aprimoramento do aroma, sabor e qualidade da bebida.

Finalizada a maturação, a cerveja é filtrada mais uma vez, para garantir um líquido límpido, sem vestígio algum dos produtos utilizados durante das etapas de produção da bebida.

Mas a cerveja ainda não está pronta: há uma última etapa, a da pasteurização, que tem como principal objetivo aumentar a durabilidade do produto, inibindo microorganismos que podem acelerar a deterioração da bebida. Com a pasteurização realizada, a bebida segue para envase e posterior distribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *