Cerveja escura e cerveja clara para todos os gostos!

As cervejas escura e clara são as mais consumidas pelos brasileiros, seja numa festa, recepção pequena ou reunião de amigos no bar ou em casa. Mas, será que todos sabem quais são as principais diferenças entre ambas as bebidas?

A diferença óbvia é a cor. A cerveja escura possui tons que transitam entre o caramelo, marrom escuro e preto, tudo depende da marca da bebida e os resultados de sabor e aroma que se quer alcançar com ela. Já a cerveja clara tem tonalidade dourada.

Essa diferença de cor entre as cervejas é obtida através do malte torrado, que é utilizado na fabricação de ambas as bebidas. No entanto, quanto mais torrado for o malte usado, mais escura será a cerveja.

Justamente por levar malte mais torrado em sua fabricação, a cerveja escura tem sabor e aroma diferentes da clara. A versão escura, por exemplo, tem equilíbrio entre o doce e amargo como principal característica.

beerbuzz600-685x428

Essa harmonia entre os sabores doce e amargo faz com que a cerveja escura agrade a todos os paladares, fazendo sucesso tanto entre homens como mulheres, inclusive entre os que buscam cervejas diferenciadas para experimentar.

Além disso, o malte mais torrado pode dar notas variadas para a cerveja escura, como de café e chocolate, sabores e aromas que não aparecem na versão clara da bebida, que é menos complexa e tem amargor mais acentuado.

Outra característica da cerveja escura é sua textura, que é mais cremosa. Por isso, a cerveja escura costuma proporcionar uma experiência gustativa semelhante à do chopp, que é famoso por ser consistente. A cerveja clara vai na contramão e se caracteriza por ser mais líquida.

Curiosamente, há cervejas escuras que têm essa tonalidade diferenciada não por conta do malte torrado, mas sim pela adição de produtos específicos na fabricação, como o caramelo ou xarope de açúcar. Ambos são adicionados à bebida após o processo de filtragem.

Essas cervejas escuras que receberam o caramelo ou xarope de açúcar se caracterizam por ser sutilmente mais adocicadas do que as feitas com malte torrado. Por isso, elas são excelentes opções para harmonização com sobremesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *