Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

A profissão: mestre cervejeiro

Existe quem adore cerveja e há quem faça dela sua profissão e sustento. É o caso do mestre cervejeiro, que atua em diversos processos da produção dessa que é uma das bebidas mais consumidas do mundo.

O mestre cervejeiro tem como funções desenvolver fórmulas de tipos de cerveja, selecionar as matérias-primas utilizadas na produção, garantindo sempre que a bebida esteja de acordo com padrões estabelecidos para o estilo almejado.

Esse profissional também atua na realização de testes, como os de ar comprimido e fermento, além de aprovar todas as etapas de produção da bebida, para assegurar sua qualidade.

Somente depois de passar por todos esses processos é que a bebida é degustada pelo mestre cervejeiro, para verificar se sabor, aroma, corpo e padrões de qualidade atendem às normas da empresa.

Curiosamente, o mestre cervejeiro pode atuar em várias áreas, como produção, qualidade, em laboratórios e logística envolvendo a famosa bebida, o que aumenta as oportunidades de trabalho do profissional nesse ramo.

post_35

Mas, para estar apto a desenvolver todas essas atividades é preciso muito estudo. Infelizmente, o Brasil não possui curso superior totalmente voltado à cerveja, como ocorre na Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e Espanha.

No entanto, os interessados pela profissão podem fazer um curso técnico. O SENAI é a única instituição que oferece esse curso no país. Porém, para realizá-lo é desejável que o candidato tenha no mínimo nível superior, pois o conteúdo é muito complexo e ter conhecimentos de outras áreas é importante.

Outra opção é se formar em engenharia, seja de alimentos e bebidas, produção, processos ou bioquímica, e tentar se especializar no segmento de cervejas, inclusive buscar emprego (estágio ou trainee) em grandes empresas que atuam no ramo de bebidas.

Se a grana permitir, fazer cursos fora é uma excelente opção. Há instituições, como a Versuchs-und Lehranstalt für Brauerei, em Berlim, na Alemanha, que oferecem cursos o ano todo para interessados em ser mestre cervejeiro.

Além de aprender todas as técnicas de produção e avaliação da bebida, esses cursos envolvem visitas a cervejarias, maltarias e fornecedores de equipamentos e matéria-prima para a indústria voltada à fabricação de cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *