Disk Chopp em Curitiba

41 3333.0044 Segunda a sábado das 9h às 18h

A cerveja e seus diferentes tipos de fermentação

A cerveja é uma das bebidas favoritas de muitas pessoas. E há uma enorme variedade para degustar: estima-se que existam mais de 150 tipos de cerveja no mundo, bebidas que são divididas em categorias de acordo com seu tipo de fermentação.

Atualmente, há diversos tipos de fermentação, que é a principal etapa de produção da cerveja. No entanto, três fermentações ganham destaque por serem as mais utilizadas nas cervejas que são sucessos de venda pelo mundo.

Uma delas é a fermentação Lagers. Esta, aliás, é a mais consumida no mundo e a que mais vende no Brasil. São cervejas de baixa fermentação, também conhecida como fermentação a frio, que é feita de 6 a 12ºC.

Germaniaslider1

A fermentação Lagers resulta em cervejas claras e leves feitas para serem consumidas geladas. Entre elas está a clássica Pilsen, famosa por ter sabor e aroma de lúpulo acentuados, além da American Lager, cerveja comumente vendida em supermercados.

Ainda nessa categoria de fermentação estão as bebidas frequentemente vendidas pelos serviços de Chopp Express, inclusive as Dark Lagers, cervejas escuras como a Malzbier. Nessa lista também entram as cervejas Vienna, Bock, Marzen e Malt Liquor, bebida que possui alto teor alcoólico e não é amarga.

Outro tipo de fermentação de cerveja bastante conhecido é o Ales, que é feito em temperaturas altas, geralmente de 15 a 25ºC. Como resultado, a cerveja é mais encorpada e ganha sabores e aromas mais complexos.

Dentre as cervejas produtos dessa fermentação está a Pale Ales, bebida clara de sabor suave com teor alcoólico de até 6%. Outra representante da fermentação Ales é a Stout, cerveja escura com traços de malte torrado, café e chocolate.

A terceira fermentação mais comum na fabricação de cervejas é a Lambics, na qual todo o processo é espontâneo e feito por agentes naturais, ao contrário das outras bebidas mencionadas.

O grande diferencial desse tipo de fermentação é o sabor bastante peculiar que ela confere à cerveja, abrangendo desde notas frutadas, como cereja, cassis, framboesa e banana, até aromas cítricos, como o vinagre e o vinho branco. Dentre os representantes estão as cervejas Lambic-fruit e Faro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *